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A Osteopenia e sua Prevenção
Osteopenia não é uma doença. É uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea que pode levar a osteoporose, esta, sim, uma doença, que compromete a resistência dos ossos e aumenta o risco de fraturas no fêmur, pulsos e coluna vertebral.
 
O pico de densidade mineral óssea ocorre na terceira década de vida . Depois de alguns anos de estabilidade, o equilibrio de produção e reabsorção de células ósseas começa a ficar comprometido e os ossos se tornan mais fracos e porosos.
 
A osteopenia pode afetar mulheres e homens . No entanto, são mais vulneráveis as mulheres com menopausa ou na pré-menopausa, especialmente as brancas e asiáticas, de baixo peso e estatura que se ressentem da queda de produção de estrogênio, hormônio feminino que contribui para a absorção de cálcio e estabiliza o metabolismo ósseo.
 
É muito difícil reverter um quadro de osteopenia. Por isso o objetivo maior é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo que pode levar a osteoporose.
 
Um estilo de vida saudável é o melhor caminho!
 
Opte por alimentos ricos em cálcio como leite e seus derivados, vitamina D (ovo, salmão, atum, verduras de folhas escuras, grãos integrais, e  cereais).
 
Exposição ao sol moderada de 15 a 20 minutos ao dia para garantir a síntese da vitamina d.
 
Pratique atividade física se possível, com algum impacto, pelo menos 5 vezes na semana.
 
Evite o consumo de álcool e de cigarro.
 
Controle a ingestão de cafeína porque interfere na absorção de cálcio pelo organismo.
 
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Professor Fernando Martins
 
Educador Físico e Personal